Conheça a nossa História
Siga a ALPHADIGI

AlphaNEWS

A ALPHADIGI ELEVOU O PATAMAR DO CONTROLE DE ACESSOS AO PORTO DE SANTOS

Brasil Terminal Portuário é o maior terminal de contêineres da América do Sul, recebendo um fluxo intenso de colaboradores, prestadores de serviço e visitantes todos os dias. O projeto desenvolvido pela Alphadigi em parceria com a Easy5, modernizou o sistema de controle de acessos ao estacionamento principal, facilitando o fluxo de veículos e garantindo a segurança de todos.

BLOG-BTP

O projeto desenvolvido para a BTP de Santos identificou necessidades bem específicas sugeridas pelo cliente. Implantar um sistema de controle de acessos veicular para o estacionamento do terminal, conhecido como portaria leve e monitorar o tráfego interno dos veículos dentro do perímetro. Para isso, a Alphadigi instalou um sistema de câmeras LPR nas entradas e saídas do estacionamento e, dentro do ambiente de fluxo, sua solução conhecida como Lombada Educativa.

Lombada Educativa

O sistema de Lombada Educativa é a união de duas tecnologias de ponta: câmeras LPR e medidores de velocidade. Para o projeto do Porto de Santos foram escolhidos modelos mais altos e mais robustos de acordo com a variedade do fluxo no local, que abrange motocicletas, pequenos caminhões de entrega até ônibus de linha. As câmeras LPR (License Plate Recognition) são câmeras IP digitais embarcadas com a tecnologia de leitura de placas por inteligência artificial que, juntamente com os dopplers, sensores de velocidade instalados no mesmo equipamento, reconhecem o veículo e aferem a velocidade, alertando em uma tela de LCD em tempo real, o condutor do veículo. Além disso, analisam estatísticas sobre o tráfego monitorado, registram as imagens e enviam as informações online ao centro de operações do local, para que sejam tomadas as providências necessárias.

Parking Cam – Câmeras de Leitura de Placa Veicular

portaria leve como é conhecida área de acesso ao estacionamento do BTP Santos, é subdividida em 3 acessos principais, sendo uma entrada de colaboradores, uma entrada de visitantes e uma saída em comum para todos. Dessa forma, foram instaladas 6 câmeras com tecnologia LPR para leitura de placas veiculares, sendo 3 câmeras frontais capazes de realizar a leitura de todos os modelos de placas convencionais e também de placas Mercosul, e mais 3 câmeras traseiras adaptadas para suprir a necessidade do fluxo também de motocicletas, embarcadas com sensor LDR que detecta a baixa de luminosidade e aciona iluminadores de luz branca para garantir a precisão na leitura das informações. 

No próprio poste estrutural que acompanha as câmeras de entrada do estacionamento, também foram instalados os painés de LED de 4 linhas que foram customizados com informações como mensagem de boas vindas, horários e data em seu modo estático, ou seja, antes da área de detecção da placa e, após a aproximação do veículo e leitura da placa, automaticamente exibida na tela os números da placa do veículo e, caso o veículo esteja cadastrado no banco de dados, liberada a cancela através do sinal verde e mensagem de siga em frente, também identificado na tela de LED. Além disso, no piso do acesso, após liberada a cancela, foram instalados sensores de laço indutivo de massa metálica, que acionam o fechamento da cancela somente após a passagem do veículo como forma de garantir a proteção contra acidentes e fraudes no acesso ao perímetro. 

O sistema de gestão dos leitores de placas veiculares escolhido, oferece dois benefícios primordiais para suprir a necessidade do empreendimento: praticidade e segurança.

Praticidade no sentido de agilizar processos e eliminar custos operacionais como mão de obra e insumos para controle de acessos. Através desse software, o cadastramento de colaboradores, prestadores de serviço e visitantes é realidade de forma prática, em tela única, oferecendo agilidade no processo e autonomia para a equipe de gestão do estacionamento. 

A segurança é garantida através da integração de equipamentos, processos e funcionalidades como o software de gravação por videomonitoramentodo parceiro Digifort, oferecendo a equipe um conjunto completo de controle de fluxo que engloba o cadastramento e leitura das placas com identificação do motorista, horário de entrada e saída e tempo de permanência do veículo, bem como o registro em tempo real da sua visita, gerenciado de forma remota direto do centro de controle de operações do terminal.

Alphadigi acredita que o sucesso de projetos da magnitude do Porto de Santos são conquistados através da parceria e do comprometimento de todos na busca da excelência na qualidade dos produtos, manutenção constante dos processos e no cuidado e atenção no atendimento aos nossos clientes. BTP Santos é um case de muito orgulho para todos da Alphadigi.

Rolar para cima