Conheça a nossa História
Siga a ALPHADIGI

AlphaNEWS

A SEGURANÇA NAS ESCOLAS TEM SOLUÇÃO. A PREVENÇÃO.

As recentes ameaças e ataques sofridos pelos alunos e professores da rede escolar, tem causado desespero entre os pais, comoção pela sociedade e preocupação pelos orgãos de segurança pública, que se encontram despreparados para lidar com os acontecimentos. A solução é apenas uma: A PREVENÇÃO.

O ambiente escolar, em sua essência, acaba sendo o retrato da sociedade que construímos com todas as suas virtudes mas também, expondo muitas vezes suas fragilidades. Uma coisa é fato, a educação do aluno deve começar em casa, é papel da família orientar a criança e acompanhar seus valores morais como respeito ao próximo e, principalmente disciplina, cabendo a escola o papel de orientação pedagógica e formação acadêmica. 

A violência nas escolas divulgada incansavelmente pelos meios de comunicação nas últimas semanas retrata uma sociedade doente e intolerante e seus protagonistas, personagens dos mais diversos núcleos da sociedade sendo quase impossível traçar um perfil óbvio de agressor. A solução? Medidas de prevenção tendo como principal aliado a tecnologia.

Claro que a supervisão humana nunca deixará de ser necessária, mas, hoje, existem recursos acessíveis que podem ser utilizados para o controle de acesso em uma portaria e para acompanhamento e fiscalização dos alunos pelos pais e responsáveis, tudo através de uma Central Inteligente de Monitoramento que recebe eventos de gatilhos pré-estabelecidos.

Sistemas integrados de controle de acessos como catracas automatizadas e leitores de reconhecimento facial de usuários previamente cadastrados, são algumas das soluções que podem contribuir diretamente para o controle de fluxo de pessoas, além de armazenar dados e gerar relatórios importantes para a administração da escola. Além disso, câmeras IP embarcadas com tecnologia de inteligência artificial, podem realizar funções complexas como contagem de pessoas, detecção de ruídos e porte de armas brancas ou armas de fogo, além de analíticos com algoritmos que detectam ocorrências de roubo ou violência física.

Podemos, portanto, chegar a conclusão que a união entre os esforços da população e setores de segurança pública utilizando como ferramenta, tecnologia de ponta para implantar um sistema eficiente de controle de acessos e monitoramente de ambientes pode sim, coibir situações de violência dentro das escolas e garantir a segurança de colaboradores, professores e alunos. O desafio é grande mas não é impossível.

Rolar para cima