Conheça a nossa História
Siga a ALPHADIGI

AlphaNEWS

MUITO ALÉM DAS CÂMERAS DE SEGURANÇA

Câmeras de segurança para videomonitoramento de perímetros não são uma tecnologia nova, porém, do sistema analógico até o digital, muita coisa mudou nos equipamentos que hoje são conectados com a internet e integrados com inteligência artificial. 

A história das câmeras de segurança se confunde com a evolução das transmissões ao vivo, em tempo real. Inicialmente instaladas em 1965 na cidade de Nova Iorque, como as imagens não podiam ser gravadas, as câmeras tinham que ser monitoradas 24h. O sistema era analógico e de baixa qualidade de resolução. Alguns anos depois já era possível gravar as imagens, porém, de forma limitada, já que cada fita dispunha de apenas 3 horas de gravação.

A partir dos anos 80 as câmeras de segurança se popularizaram na vigilância rodoviária e comercial, passando a abranger perímetros maiores, ainda mais com o advento da tecnologia de microchip integrado, que permitia a captação das imagens mesmo com baixa luminosidade. Na década seguinte, outro salto na evolução das câmeras de segurança foi o sistema que permitiu que imagens de várias câmeras fossem gravadas em um único arquivo, podendo compor ambientes inteiros. Também foi nesta década que se iniciou e popularizou o uso das câmeras em caixas eletrônicos e bancos.

A primeira câmera IP surgiu em 1996, juntamente com as primeiras placas de captura. Nesse momento já acontecia a transição do sistema analógico para o digital e com a popularização da internet, que contribuiu para o desenvolvimento das redes de CFTV, videomonitoramento online e remoto com melhor resiolução e maior capacidade de armazenamento em discos rígidos. Outras tecnologias já começam a ser embarcadas nas câmeras como a sensibilidade a movimentos via infra vermelho.

O século XXI trouxe avanços significativos em todas as áreas tecnológicas e, mais especificamente para as câmeras IP, a integração com a Inteligência Artificial. Sistemas como o de reconhecimento facial e de placas veiculares (OCR/LPR), medidores de velocidade e contagem de pessoas já são embarcados nas câmeras que hoje, oferecem qualidade em full HD de altíssima resolução por um custo acessível, sendo instaladas também em condomínios privados e residênciais.

Rolar para cima